O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 12 de dezembro de 2009

O que é pressing?

Algumas definições acerca do conceito de pressing:

Bonizzoni: Pressing é uma ação de opressão, executada em particular sobre o adversário com bola, de modo a retirar o espaço e tempo para agir. Não se trata de uma ação individual, mas de grupo ou coletiva . De salientar o espaço e o tempo como forma de colocar sobre máximo constrangimento a tomada de decisão dos adversários.

Moreno: Pressing é uma ação coletiva na qual os jogadores da equipe que o prática importunam sem cessar os jogadores da equipe adversária, em particular o portador da bola, limitando o seu espaço de ação e impedindo-o de atuar com tranqüilidade, com a intenção fundamental de recuperar a posse de bola ou simplesmente evitar a progressão da equipe contrária. Para isso, é imprescindível
conseguir um bloco homogéneo e compacto, mantendo pouca distância entre as diferentes linhas que compõe o bloco, porque é dificil levar a cabo o pressing de uma forma eficaz se existe uma grande distância entre elas. Acrescenta que nesta ação coletiva, todos os jogadores se devem deslocar para a zona da bola, para dificultar todas as possibilidades de passe.

Trapattoni: O pressing é uma ação de grupo na qual todos os jogadores atuam ao mesmo tempo, não importa quão perto ou longe estão da bola. Segundo este autor tem aplicacão sobre o portador da bola e na ocupação dos espaços próximos.

Cruyff: O conceito de pressão é um princípio básico em futebol que diz que quando perdes a bola tens que fechar [entenda-se campo pequeno]. E o que é fechar? É reduzir metros de tal maneira que nesse espaço só possa sobreviver a técnica. Trata-se simplesmente em atacar esses espaços de forma que só a capacidade individual dos adversários possa prevalecer.

Amieiro: O pressing é uma ação coletiva defensiva de opressão sobre o portador da bola, sendo que esta ação busca diminuir o tempo e espaço de ação do mesmo.

Leandro Zago: O pressing consistia de um dispositivo tático cujo objetivo era acuar intensamente o adversário para recuperar a posse de bola e não ceder em nenhum momento a iniciativa de jogo ao mesmo.

Rinus Michels: O pressing era um sistema de jogo em que todos os jogadores no campo atacam todo o tempo… ainda que não tenham a posse de bola!.

Referências Bibliográficas:

Uma "(des)baromatriz(acção)" concepto-comportamental da(s) zona(s) pressing. - Monografia de Abílio da Torre Ramos.

http://futeboltatico.wordpress.com/2008/06/15/conceitos-de-pressing - Site de Leandro Zago.

Nenhum comentário: