O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

terça-feira, 14 de julho de 2009

Por que adotar o 4-3-3 nas categorias de base?

A primeira vez que tive acesso a esse tema foi no Blog Preleção, de Eduardo Cecconi, lá ele falava do uso do 4-3-3 como esquema base das categorias de base do Barcelona, pesquisando no mesmo blog obtive a notícia de que Grêmio e Inter também adotavam o esquema com seus garotos, descobri também que vários clubes brasileiros fazem o mesmo, um exemplo é o Botafogo.

A pergunta que me veio a cabeça foi essa: "Por que danado esses clubes utilizam o 4-3-3 nas bases? É claro que possui um motivo, mas qual seria ele? Bem, não processei toda a resposta, apenas o início do início.

Eis, então, que viajei para Recife e fui "obrigado" a passar horas em uma certa livraria, como não estava fazendo nada resolvi pegar umas 10 revistas de futebol que havistei na prateleira, parece que presentia que encontraria ali alguns temas interessantes para usar no blog e para mim mesmo.

Lendo uma entrevista com um diretor, responsável, ou sei lá o que, das categorias de base do Vitória Guimarães, clube de Portugal, encontrei o seguinte diálogo:

Pergunta: Qual o esquema tático que mais o seduz?

Resposta: O esquema tatico é o 4-3-3.

Pergunta: Mas essa é uma tática que se adequa aos jogadores que vão aparecendo no Vitória ou que antropõe para si?

Resposta: Sobretudo é uma nocão do departamento para os escalões de formacão, porque nós com este sistema, tal como está provado no Benfica, Sporting e Porto, que definem o 4-3-3 como esquema de eleicão, podemos formar jogadores para todas as posicões, os alas, os centrais, os laterais, os pontas de lança, os médios interiores, e dá-nos uma riqueza em termos táticos muito maior do que um 4-4-2 clássico, em termos de ligacão de setores penso que é muito melhor o 4-3-3.

A resposta do camarada acima por si só já responde a pergunta do post, ao passo que apenas irei comentar a resposta.

O primeiro ponto que se é tocado é o de formar jogadores para todas as posições, mas, aí, alguém pode se indagar se todos os outros esquemas não fazem a mesma coisa, e a resposta é não.

O 4-3-3 tem o poder de formar não somente laterais mas também alas, um exemplo é Daniel Alves, apesar de se usar 3 atacantes é imprescindível o apoio do "lateral ala" para o bom funcionamento do esquema. Pegando como exemplo times que utilizam o 4-3-3, o Santos não tem nenhum lateral com essa caracteristica de ala, já no Corinthians André Santos possui isso, um dado interessante é que a defesa Santista levou 9 gols a mais mesmo tendo dois laterais que apoiam "pouco", os titulos conquistados pelo Corinthians e o declinio do Santos após o Paulistão também podem ser levados em consideração.

Além dos laterais, como o 4-3-3 é adotado em sua maioria com apenas 1 volante, este fica habituado a defender e atacar, diferentemente dos volantes do 4-4-2 que, normalmente, um fica com a função de se manter na defesa enquanto o outro pode subir. No ataque a diferença é exatamente por ter três atacantes e criar a figura dos pontas, idem ao que acontece no 3-4-3.

Exatamente por essas diferenças citadas acima o 4-3-3 dá uma riqueza tática, como disse o diretor do Vitória, muito maior que um 4-4-2 ou algum outro esquema, além de que se aplicado corretamente liga todos os setores, lateral atacando, volante "Bom Bril" e atacantes que também possuem função defensiva, novamente trazendo o Barça como exemplo, era fácil ver todo o time atacando e defendendo.

Talvez um fator que se junte com todos os citados para a adoção do 4-3-3 é a alta competitividade proposta e a formação de atacantes, espécie que é cada vez mais dificil de se ver e quem os tem só vende por muito caro.

Nenhum comentário: