O animal satisfeito dorme (Guimarães Rosa)

sábado, 23 de maio de 2009

O Sport tá no caminho certo

A disputa entre Sport e Palmeiras foi daquelas que jamais será esquecida. Apesar da garra do time pernambucano, prevaleceu a experiência e sorte dos visitantes. O que mais me deixou feliz, no entanto, foi ver um time nordestino tão bem estruturado e encaminhado.

O Sport usou um 3-5-2, com apenas um ala, ou melhor destrinchado um 3-2-1-2-2. Como o Palmeiras mantinha apenas Keirrison fixo no ataque, Durval e César se revezaram na marcação de K9 e na sobra, enquanto que Igor era superficialmente liberado para fazer a função de lateral ,- que ninguém fazia pela direita - o que transformava o esquema para um 4-4-2.

Nelsinho optou pela marcação por zona, ou seja, cada jogador teve uma área de marcação podendo pegar qualquer adversário que penetre nela, com isso, por exemplo, Andrade marcava Keirrison, Diego Souza, Wendel e quem mais entrasse em seu território, o mesmo acontecia com todos os outros jogadores de meio.

Os volantes, Andrade e Sandro, são fortes fisicamente e se sobressairam na marcação, embora se mostrassem limitados quando precisaram criar alguma jogada, - coisa que podiam fazer proveniente o adiantamente dos meias - caindo na tentativa pouco eficiente do balão pro ataque, apesar disso sempre apareciam como opção de passe, para roubar a bola e até mesmo não dar vantagem númerica para o Palmeiras, que jogava todo atrás.

Dutra juntamente com os meias Paulo Baier e Luciano Henrique sistematizaram plenamente o jogo Sportano, os meias abertos tentavam as passagens em diagonal e os rápidos passes buscando sempre espaço para finalização de algum jogador, já Dutra, e em muito menor intensidade Igor, jogavam junto ao meia do seu setor visando as jogadas de linha de fundo, o que originou boas oportunidades de gol.

No ataque a dupla formada por Wilson e Ciro deu trabalho a defesa adversária, além da intensa movimentação de ambos existe a inversão constante do lado de posicionamento, o mesmo também acontece com os volantes, meias e todo o resto do time.

O Sport criou e trabalhou em cima da "invenção" de seu 3-5-2, pois o natural 3-5-2 é utilizado com dois volantes e um meia ou dois meias e um volante, o Leão mudou isso e usa dois volantes e dois meias, o que deixa de certa forma uma abertura na ala direita, abertura que pode ser aproveitada quando Igor estiver preso, ou seja, quando a equipe enfrentar algum time com três atacantes, para tanto, basta Nelsinho fazer uma pequena alteração e tudo resolvido.

O que me deixou, realmente, feliz foi ver um time nordestino que é tão subestimado mostrar traços de grande potencial, atráves do: Sistema de marcação, talento técnico e tático da equipe, versatilidade e não dependência de quaisquer jogador.

E quem se interessar aqui está o video do tradicional grito de guerra da torcida, aquele Cazá-Cazá:

http://www.youtube.com/watch?v=3I4o_2ICFPk&NR=1

Nenhum comentário: